Cirurgia Estética da Mama

Diferentes motivações levam uma paciente a desejar a melhoria estética das mamas. Com o passar dos anos, a mama sofre modificações em sua estrutura e isso é normal. As mamas se tornam mais flácidas, apresentando queda. A força da gravidade, aliada a alterações no colágeno e na própria composição da mama, são os responsáveis por essas alterações.

A genética também é um fator determinante e que indica se a mama irá cair mais ou menos. Mamas pequenas e densas são menos propensas à ptose quando comparadas a mamas volumosas e adiposas. Outros fatores podem acentuar e antecipar esse processo, tais como:

  • Grandes variações de peso (para mais e para menos);
  • Amamentação e gestação;
  • Uso de terapias hormonais;
  • Realização de exercício físico de alta intensidade;
  • Menopausa.

A escolha da técnica cirúrgica para correção da assimetria mamária deve ser individualizada. Essa decisão deve ser tomada em conjunto com o mastologista, mas o principal critério a ser utilizado é o desejo da paciente e as expectativas que ela tem com a cirurgia: desejo de mamas grandes, desejo de mamas pequenas, uso de prótese ou mesmo evitar a prótese.

Principais cirurgias estéticas

Implante de prótese

Cirurgia destinada a pessoas que desejam aumentar o volume das mamas com uma prótese de silicone. Esta modalidade é uma das mais procuradas, sobretudo por mulheres mais jovens, com mamas pequenas. O tamanho e modelo (formato e projeção) da prótese ideal para cada caso, bem como a técnica cirúrgica que será utilizada são avaliadas em conjunto comigo, pois além do desejo da paciente, a observação criteriosa de fatores anatômicos individuais é fundamental para que a melhor decisão seja tomada.

Mastopexia

Nessa cirurgia pressupõe-se a retirada de excesso de pele da mama para corrigir casos de flacidez e/ou ptose e correção de assimetrias. Envolve o remodelamento da glândula mamária e gera cicatrizes, que podem ser em torno da aréola (periaerolar), periareolar com extensão inferior ou mesmo o “T invertido”. Pode ser suficiente para a correção de alguns casos, mas em geral demanda a associação com alguma outra técnica cirúrgica para repor volume mamário e gerar preenchimento da mama.

As principais técnicas associadas à mastopexia são:

  • Inserção de prótese de silicone;
  • Lipoenxertia / lipofilling.

Explante de prótese

É a retirada da prótese mamária. Este procedimento é realizado em dois contextos:

  • Pacientes que não desejam mais ter prótese de silicone, por motivos variados;
  • Complicações relacionadas às próteses (como rupturas ou endurecimento das próteses – contratura capsular), em casos em que está indicada a retirada da prótese e a paciente deseja ou não pode mais utilizar novo implante.

Nesses dois contextos, pode ser necessária a associação a alguma técnica cirúrgica de remodelamento ou preenchimento mamário para melhora do resultado estético da cirurgia, tal como a mastopexia e o lipofilling.

Lipoenxertia (Lipofilling):

Procedimento que consiste na aspiração de gordura da própria paciente, seleção do componente de adipócitos e injeção dessa gordura nas mamas. A técnica pode ser utilizada para correção de assimetria mamária, para reposição de volume e para correção de defeitos gerados por cirurgias anteriores.

Troca de prótese

A tecnologia das próteses utilizadas atualmente não nos leva a indicação de trocá-las em um determinado prazo. Entretanto, algumas situações podem levar à necessidade de troca das próteses, são elas: deterioração estética, ruptura do implante, contratura capsular (a prótese fica mais endurecida), alteração na posição do implante gerando deformidade e rippling (surgimento de irregularidades ou “rugas” na superfície).

Mamoplastia redutora

Cirurgia que tem a finalidade de reduzir a mama como um todo (pele e volume mamário). Indicada para pacientes com mamas volumosas e com ptose. A cicatriz clássica é a em “T invertido”, mas a avaliação de cada caso individualmente irá guiar a técnica cirúrgica escolhida.

Estou sempre buscando maneiras de melhorar o atendimento e
proporcionar a melhor experiência possível para minhas pacientes.

Por isso, gostaria de pedir um pequeno favor:
poderia compartilhar sua opinião no Google?

QUERO COMPARTILHAR MINHA OPINIÃO

Agendamento de Consultas

CLÍNICA
HERTER

51 99701 2101

NÚCLEO MAMA
HOSPITAL MOINHOS DE VENTO

PELO SITE

CLÍNICA
IGUATEMI

51 3092 6500