Mulheres em idade reprodutiva poderão sentir, ao longo da vida, algum nódulo nas mamas. A avaliação através de exame físico e exames complementares é o que irá determinar se a lesão tem caraterísticas benignas ou malignas.
As alterações benignas mas frequentemente associadas aos nódulos de mama são:
- Alterações fibrocísticas e fibroadenomas;
- Cistos simples (bolinhas de água);
- Lipomas (nódulos de gordura).
Durante a amamentação, nodulações podem estar relacionadas ao acúmulo de leite nas mamas (galactocele). Outras nodulações também podem indicar mastites ou abcessos mamários.
Um ponto de atenção é a descarga papilar (saída de secreção pelos mamilos) que sempre deve ser investigada, exceto se a mulher for gestante ou lactante. Geralmente, as descargas estão associadas a condições benignas, mas recomendo prestar atenção em alguns detalhes:
- Note se a secreção suja o sutiã e sai sem esforço ou se depende de você apertar para sair.
- Qual a frequência da saída de secreção?
- Qual é a cor? (sangue vivo, transparente, escura tipo amarronzada ou esverdeada)
- Faça uma análise dos medicamentos que você está tomando no momento, pois pode haver relação com alguns deles.
Para fazer a investigação adequada, consulte um Mastologista para que este profissional realize o exame físico e, se houver necessidade, complementar a investigação com outros exames de imagem ou laboratoriais. Ao perceber qualquer nódulo, não se apavore. Nem tudo é câncer. Mas sempre procure realizar uma avaliação para confirmar o diagnóstico.